Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Alerta para um possível grande apagão global - Rádio Guaicuí FM 99,5

Fale conosco via Whatsapp: +55 38 997279950

No comando: MADRUGADA GUAICUÍ

Das 00:00 às 05:00

No comando: SERTÃO GUAICUÍ

Das 05:00 às 08:00

No comando: FESTA NA ROÇA

Das 05:00 às 09:00

No comando: RÁDIO REVISTA

Das 08:00 às 13:00

No comando: SAROBÁ

Das 09:00 às 13:00

No comando: PAGODE DA 99

Das 12:00 às 14:00

No comando: EXPRESSO 99

Das 13:00 às 17:00

No comando: CONEXÃO GUAICUÍ

Das 13:00 às 18:00

No comando: ARENA GUAICUÍ

Das 18:00 às 20:00

No comando: A VOZ DO BRASIL

Das 20:00 às 21:00

No comando: A NOITE É NOSSA

Das 21:00 às 00:00

Alerta para um possível grande apagão global

Boatos de um grande apagão global se espalharam nas últimas semanas e já há três países orientando sua população sobre como agir diante de um evento desse.

Christian Garavaglia

Meteored Argentina

Apagón mundial

Os rumores de um possível apagão mundial espalharam-se nas últimas semanas, a tal ponto que alguns políticos deram instruções em várias cidades caso acontecesse o evento.

Os olhos estão voltados para a Europa, onde um blecaute massivo pode afetar algumas áreas específicas.

Antonio Turiel, pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), conversou com o jornal espanhol NIUS sobre os rumores do evento. Ele destacou que a especulação surge porque há falta de gás em mais de um país europeu.

”Quando se fala sobre o grande apagão, existe um risco real. É possível que haja uma descompensação muito grande em grande escala, a nível europeu e que tudo colapse. Os últimos anos, sempre que ocorre uma descompensação, são utilizados sistemas elétricos de grandes usinas que podem operar e desligar facilmente, ou seja, as termelétricas. Mas agora, estamos com falta de gás e o preço está subindo, estamos ficando sem uma ferramenta importante de compensação”, garantiu.

Quando se trata de um grande apagão, existe um risco real. É possível que haja uma descompensação muito grande em grande escala, a nível europeu e que tudo colapse.

Turiel disse que cada vez que uma dessas compensações é feita, mais gás é gasto, fato que preocupa os governos do Velho Continente. Segundo o especialista, este é um problema que já vem sendo alertado há muito tempo, porém, a falta de gás e a recente alta dos preços é o que chamou a atenção dos governos.

Quando isso aconteceria?

“Os especialistas esperam um apagão nos próximos cinco anos”, disse a Antena3. Países como a Suíça avisaram suas populações para se prepararem no caso de uma queda de energia durante o inverno deste ano. E embora não haja uma data que indique quando o evento acontecerá, vários governos começaram a organizar planos de backup com antecedência.

”Este é um problema sério e real, estamos falando de três países importantes que estão enviando o alarme. Os motivos de um apagão generalizado improvável, mas possível, têm a ver, sobretudo, com a instabilidade elétrica causada pela falta de gás”, frisou Turiel.

O que dizem os governos?

O primeiro a enviar os alertas foi o governo da Áustria”A questão não é se haverá um grande apagão, mas quando”, disse a ministra da Defesa Klaudia Tanner. O governo lançou a campanha “O que fazer quando tudo parar?”, que visa informar aos seus cidadãos o que fazer caso ocorra o evento que qualificam como “risco real”.

O Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres da Alemanha iniciou uma campanha semelhante no país e a Suíça também aderiu ao alerta.

“Em breve começaremos a ver movimentos semelhantes em outros países, como a França”, disse Antonio Turiel.

O Ministério de Defesa da Áustria aconselha o abastecimento de combustível, velas, baterias, alimentos e água potável. Também recomenda que famílias e amigos combinem um ponto de encontro e criem uma rede de cooperação entre os vizinhos.

 

Deixe seu comentário: