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Minas Gerais expande ensino médio em tempo integral para 97.000 alunos

A partir de 2022, 601 escolas localizadas em 344 municípios passam a oferecer a nova modalidade de ensino, disponível para cerca de 15% do total de alunos matriculados. Inscrições podem ser feitas pela internet a partir de 17 de novembro

LUCAS MORAIS

O ensino médio em tempo integral será ampliado em Minas Gerais a partir do próximo ano nas escolas da rede estadual. Ao todo, o número de vagas passa das atuais 59.000 para 97.000 vagas, em 601 escolas localizadas em 344 municípios. A expansão foi anunciada nesta quarta-feira (27), durante evento na Cidade Administrativa com a participação do governador Romeu Zema (Novo).

Com a mudança, 210 novas escolas foram adaptadas para ofertar a modalidade de ensino em 2022. Por conta da pandemia do coronavírus, a ampliação ficou paralisada no ano passado, quando a maioria das atividades escolares aconteceu de forma remota. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’anna, está disponibilizada uma plataforma com a lista dos municípios e escolas com ensino em tempo integral, através do site querointegral.com.br.

Já as matrículas também podem ser realizadas de forma virtual, entre 17/11 e 10/12, na mesma página. “Tudo foi informatizado, o que também é outro ponto bastante importante. Teremos o resultado dessa alocação no dia 20 de dezembro e será um processo bastante democrático. Nessa matriz do tempo integral, temos todas as matérias relacionadas às disciplinas eletivas, o aluno vai poder fazer a escolha desse trajeto, e também vinculado ao projeto de vida”, garantiu a secretária. Entre as unidades selecionadas na nova expansão, 149 ainda vão oferecer o ensino na modalidade Profissional. Para isso, foram selecionados cursos técnicos conforme a característica produtiva de cada região – entre eles, estão Desenvolvimento de Sistemas, Açúcar e Álcool, Agropecuária e Transações Imobiliárias.

“Muitas vezes são aqueles alunos que estão com uma visão mais próxima do seu projeto profissional e estarão com grandes chances de já estarem empregados tão logo se conclua o ensino médio. É importante olhar no site quais são as oportunidades de cada escola, cursos disponíveis. E ao final, cada aluno recebe um certificado profissional”, resumiu a secretária de Educação. Dentre os 166 municípios mineiros selecionados para essa fase de expansão do ensino integral, 126 terão uma unidade de ensino que vai ofertar pela primeira vez essa modalidade.

Conforme a pasta, o estado conta com cerca de 686.000 alunos matriculados no ensino médio da rede estadual. Diante da ampliação anunciada pelo governo, a educação em tempo integral passa a representar cerca de 15% das matrículas nessa etapa.

Adaptação da infraestrutura

A secretária Julia Sant’anna também garantiu que todas as unidades foram preparadas em relação à infraestrutura. “Recentemente dispusemos um recurso adicional de R$ 800 milhões para a questão de mobiliário e equipamentos. Também estamos concluindo mais de 1.200 reformas”, pontuou. Os professores também foram formados por entidades parceiras que ajudaram a pasta a construir a matriz escolar do ensino integral no estado.

Sobre a possibilidade de ampliação para todo o estado, a secretária lembrou que há dificuldades principalmente nos municípios que contam com apenas uma unidade escolar. “Tem que ter toda atenção para não gerar algo negativo”, acrescentou. Durante o anúncio, o governador Romeu Zema também pontuou a importância do ensino integral. “Vejo jovens que saíram da escola e têm uma enorme dificuldade em encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Com o integral, eles terão mais facilidade. Também aumenta as chances de passar em um vestibular, muda a vida dessa pessoa”, frisou.

Melhores resultados na avaliação da educação básica

Uma das entidades parceiras que ajudou a implantar o ensino integral em Minas Gerais, a presidente do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, lembrou que o modelo tem resultado médio de 4,7 na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto o ensino regular tem pontuação de 4. “Isso significa que gera mais aprendizado, retém o aluno, com menos evasão escolar. E uma vez formados, possuem melhores oportunidades nas suas vidas”, explicou.

Além disso, a dirigente lembrou que as chances de entrar no ensino superior sobem 17% e os salários após a formação  fica, em média, 18% maior para quem estudou em tempo integral. “A cada ano, colocamos mais estudantes dentro dessas escolas e vê que o estado de Minas tem se destacado nessa corrida”, declarou. A diretora da Escola Estadual Haydée de Souza Abre, Isaura Rocha de Carvalho, unidade localizada em Timóteo, no Vale do Aço, que foi uma das premiadas como modelo no estado, reforçou a importância dessa modalidade para avançar a educação.

“Sou diretora há cinco anos e quando recebi essa ideia de ter o ensino em tempo integral tive uma satisfação enorme. Antes, o professor chegava, dava a aula e ia embora, mas agora ele participa efetivamente da vida dos alunos. Tomamos café, almoçamos juntos. A educação tem o poder de mudar as pessoas e quando o aluno aprende a trabalhar o seu projeto de vida, vê eles sonhando porque tiveram oportunidade de trabalhar a cada dia”, alegou.

Como funciona a educação em tempo integral?
Modalidade foi ampliada em Minas no ensino médio

Em números

  • 601 escolas
  • 344 municípios
  • 97.000 vagas anuais
  • 149 escolas ofertam o ensino profissional

Diretrizes

  • Entender o projeto de vida
  • Protagonismo juvenil
  • Acolhimento das diferenças
  • Escolha de atividades interdisciplinares
  • Orientações de estudo
  • Tutoria
  • Turno único distribuído ao longo do dia

Quais as diferenças para o ensino regular?

  • Para além das disciplinas da base curricular, há aulas de projeto de vida, eletivas, orientação de estudos e práticas experimentais

E as refeições?

  • Intervalos para lanche da manhã, almoço e lanche da tarde oferecidos gratuitamente

É possível propor atividades?

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